Aqui você encontra conteúdos voltado para professores e profissionais da educação do Distrito Federal e Brasil que desejam aprener mais e aprimorar seus conhecimentos para formarem cidadãos críticos, ativos e conscientes a partir dos Direitos Humanos.
Este conteúdo é inteiramente gratuito e é uma iniciativa social dos Pedagógicos para contribuir na formação dos profissionais da educação.
PROJETO
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS com Fernando Sousa
A Educação em Direitos Humanos é um processo fundamental que visa promover o entendimento, respeito e valorização dos direitos humanos em todas as esferas da sociedade.
Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos
Essa abordagem educacional busca não apenas informar sobre os direitos humanos estabelecidos internacionalmente, mas também fomentar a reflexão crítica, a empatia e a capacidade de tomar ações concretas para combater injustiças e desigualdades.
TICS - Tecnologia da Informação Comunicação na Educação - Guilherme Augusto
A integração de TIC na educação envolve a incorporação de dispositivos, software e plataformas digitais para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.
TIC'S E GAMES: Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm desempenhado um papel transformador na educação, trazendo consigo uma ampla gama de benefícios e possibilidades. Dentro desse cenário, os jogos educativos, também conhecidos como games, emergiram como uma ferramenta poderosa para engajar os alunos e aprimorar os processos de aprendizado.
Plano Distrital de Educação (PDE) - Resolução de Exercícios - (Lei 5499/15)
O Plano Distrital de Educação (PDE) é um documento estratégico que estabelece diretrizes, metas e ações para a melhoria da educação em um determinado distrito, município ou região. Ele tem como objetivo orientar as políticas educacionais em uma escala local, buscando a promoção da qualidade da educação em todas as etapas e modalidades de ensino, da educação infantil ao ensino superior.
Currículo em Movimento com William Dornela
O "Currículo em Movimento" representa uma abordagem educacional dinâmica e flexível que busca se adaptar às demandas e mudanças constantes na sociedade e no mundo contemporâneo.
Currículo em Movimento com Guilherme Augusto
o "Currículo em Movimento" busca romper com o modelo tradicional de currículo fixo e oferecer uma abordagem mais dinâmica, adaptável e centrada no aluno para a educação.
Currículo e Currículo em Movimento com Carlinhos e William
Essas abordagens visam criar uma experiência educacional mais envolvente e relevante, onde os alunos não apenas adquirem conhecimento, mas também desenvolvem habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade.
Currículo em movimento Parte 1 com Carlinhos e William
O "Currículo em Movimento" reflete a ideia de que a educação deve preparar os alunos não apenas para passar em testes, mas também para enfrentar os desafios do mundo real, serem pensadores críticos, cidadãos ativos e inovadores.
Currículo em movimento Parte 2 com Carlinhos e William
Essa abordagem visa promover a relevância, a motivação intrínseca e a aprendizagem significativa.
Conquistando as Melhores Vagas: BNCC e Currículo em Movimento com William Dornela
O "Currículo em Movimento" é uma abordagem educacional que reconhece a natureza em constante evolução do conhecimento, das habilidades e das demandas da sociedade. Em contraste com o currículo tradicional, que tende a ser padronizado e inflexível, o Currículo em Movimento é mais flexível e adaptável.
EDUCAÇÃO DO CAMPO PODE TER A CARGA HORÁRIA REDUZIDA 60/60
A educação do campo busca equidade, inclusão e desenvolvimento sustentável nas áreas rurais, valorizando a diversidade cultural e promovendo uma educação que esteja alinhada com as necessidades e aspirações das comunidades do campo.
Diversidade e Inclusão e BNCC com Késsia Montezuma e Guilherme Augusto
Diversidade e inclusão são conceitos fundamentais que impulsionam a construção de sociedades e ambientes mais justos, enriquecedores e igualitários, características: como origem étnica, gênero, orientação sexual, habilidades, origem socioeconômica e crenças culturais.
As aulas deste projeto já alcançaram mais de 190 mil visualizações.
Somos dois professores do Distrito Federal, que além de ministrarem aulas para professores, queremos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e equitativa por meio da educação.
Carlinhos Costa e William Dornela.